AMINOÁCIDOS: O QUE SÃO E PRA QUE SERVE?



Os aminoácidos são, basicamente, micro estruturas orgânicas utilizadas pelo organismo. São indispensáveis na construção e manutenção de tecidos (como o tecido muscular). Além disso, servem para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios, fornecimento de energia e também na regulação de processos metabólicos.
OS GRUPOS DE AMINOÁCIDOS
Existem dois grupos básicos de aminoácidos, aqueles que o corpo humano não pode sintetizar, isto é, produzir, e outro grupo para os aminoácidos que o organismo é capaz de produzir.
AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS
Esses aminoácidos são chamados de essenciais porque são indispensáveis pelo organismo. O corpo não consegue sintetizá-los, portanto, devem ser obtidos através da alimentação. Há nove elementos nesse grupo. São eles: Histidina; Isoleucina; Leucina; Lisina; Metionina; Fenilananina; Treonina; Triptofano e Valina.
AMINOÁCIDOS NÃO ESSENCIAIS
Os aminoácidos desse grupo podem ser sintetizados pelo organismo em situações normais, ou seja, se o indivíduo estiver saudável, não estando acometido por doenças. Os elementos desse grupo são: Alanina; Arginina; Asparagina; Ácido Aspártico; Cisteína; Ácido Glutâmico; Glutamina; Glicina; Prolina; Serina e Tirosina.
Como dito, esses aminoácidos podem ser produzidos pelo corpo em situações normais. Entretanto, em casos como de doenças graves, o corpo pode não ser capaz de produzir alguns desses aminoácidos, o que leva a dividir o grupo de aminoácidos não-essenciais em dois grupos: o dos condicionalmente indispensáveis e o dos verdadeiramente dispensáveis.
CONDICIONALMENTE INDISPENSÁVEIS 
No caso de algumas patologias e problemas fisiológicos, a produção dos seguintes aminoácidos pode acabar ficando prejudicada, sendo necessário ingeri-los a partir da alimentação: Arginina; Cisteína; Glutamina; Glicina; Prolina; Tirosina.
VERDADEIRAMENTE DISPENSÁVEIS
São os aminoácidos que o corpo consegue produzir sem problemas, independente da situação. São eles: Alanina; Asparagina; Ácido Aspártico; Ácido Glutâmico; Serina.
AS FONTES DE AMINOÁCIDOS
As boas fontes de aminoácidos são as boas fontes de proteínas. Isso inclui tanto os alimentos de origem animal (carne vermelha, de porco, de aves, ovos, leite, lacticínios) quanto os alimentos de origem vegetal (leguminosas como o feijão, lentilha e tremoço, cereais como o arroz, a quinoa, a aveia, além de frutas apesar do teor reduzido e hortaliças).
Por isso é importante o consumo deste tipo de alimentos para que tenhamos uma vida saudável.

Precisando compra aminoácidos? Clique aqui!
Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/
Aviso

Os textos reproduzidos neste portal, sejam eles de autoria dos colaboradores ou da Central do Treino, quanto de autoria de terceiros, são de caráter exclusivamente informativo, possui suas devidas fontes citadas e não substitui as orientações de profissionais de sua confiança. As informações aqui veiculadas não deverão ser consideradas como, ou utilizadas em substituição à, prescrição, diagnóstico ou tratamento médico, isentando-se o Central do Treino da responsabilidade civil e criminal decorrente do mau uso destas informações. Caso você se sinta incomodado (a) com algum texto ou imagem, sinta-se a vontade para nos enviar um e-mail sugerindo a edição ou a remoção: contato@centraldotreino.com.br

0 comentários